FÓRUM PRÓPRIO

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Agentes Penitenciários discutem paralisação em assembleia geral nesta segunda-feira

Os agentes e servidores do Sistema Penitenciário da Paraíba se reúnem na próxima segunda-feira, dia 19, a partir das 15 horas, no Auditório do Sintel, na Rua Rodrigues de Aquino, centro, na Capital, para discutir a nova Pauta de Reivindicação da categoria, bem como a passeata em conjunto com as Polícias Civil e Militar, que acontecerá na terça-feira, dia 20, com saída em frente ao Lyceu Paraibano e chegada na Praça dos Três Poderes. Já para a sexta-feira, dia 23, os servidores prometem participar da Mobilização Nacional reinvindicando a votação no Congresso Nacional da PEC 308 que diz respeito a criação da Polícia Penal nos estados brasileiros. 

A Assembléia da próxima segunda-feira, na sede do Sintel está sendo convocada pelo Sindicato dos Servidores da Secretaria Estadual da Cidadania e Administração Penitenciária da Paraíba – Sindsecap e pelo Sindiato dos Tabalhadores do Sistema Penitenciário do Estado da Paraíba, que tem como presidente, respectivamente, Manuel Leite de Araújo e Geraldo Magela. 

Acreditando contar com todos os agentes e servidores do Sistema Penitenciário da Paraíba, o Sindsecap e Sintasp informarão aos trabalhadores todo o processo de discussão com o Governo Estadual em relação à pauta de reivindicação da categoria. Entre as reivindicações está a nomeação dos novos concursados ao cargo de agente penitenciário, melhores condições de trabalho, dentre outros. 

Na terça-feira, porém, os agentes e servidores penitenciários se juntarão aos policiais civis e militares, a partir das 15 horas, em frente ao Lyceu Paraibano, quando, em passeata, percorrerão várias ruas centrais da Capital pedindo que deputados federais votem em caráter de urgência a PEC 446/09, que trata do piso salarial desses profissionais. Reivindicarão também a votação da PEC 308 que cria nos estados a Polícia Penal. 

“A campanha pela votação e aprovação das PEC´s é nacional e caso, até a sexta-feira, dia 23 não seja votada em plenário, já se programa em todo país uma paralisação nacional”, afirmou Manuel Leite de Araújo, presidente do Sindsecap.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Em Patos: Maranhão se irrita com manifestantes que cobram nomeação em concurso



O governador José Maranhão se irritou com alguns manifestantes que foram aprovados no concurso realizado para agentes penitenciários e ainda não foram chamados para ocuparem seus cargos.
Maranhão disse que se não fosse época de eleição eles (manifestantes), não estariam sendo “insuflados” para provocar aquele tipo de manifestação.
Ouça o momento que Maranhão se irrita com os manifestantes

Os manifestantes foram ouvidos pela reportagem da Rádio Espinharas de Patos. Alguns não saíram satisfeitos com as declarações do governador.
Ouça alguns manifestantes em matéria produzida por Higo de Figueiredo

Patosonline.com

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Quanto vale uma vida?


Quanto vale uma vida?

Ao sabermos da notícia do ferimento do soldado Carneiro durante um sequestro ocorrido na tarde de ontem no nobre Bairro do Cabo Branco, na Capital pessoense, o primeiro sentimento que nos toma é a DOR. Apesar de não o conhecer pessoalmente, sinto como se o ferimento fosse em mim mesmo, porque amanhã poderá sim ser qualquer um de nós!

Dói saber que um policial, agente público, como nós, foi atingido por um elemento que se ao menos tivesse qualquer lesão  por resistir durante a sua prisão, estaria sob a égide dos "direitos humanos". Dói saber que essa é a Paraíba que a fantasia midiática do Governo (ou seria DESgoverno como chamam alguns colegas?) diz estar com tudo em ordem e que "nunca se fez tanto em tão pouco tempo"!

É verdade caros amigos: nunca se fez tanto MAL em tão pouco tempo, porque quando se mostra na mídia algo totalmente diferente da realidade, aceita-se a situação como ideal! Um policial atingido não é só um servidor ferido no desempenho de sua função, é mais do que isso. Significa a falência do sistema de segurança pública e de todo o aparelho repressivo estatal, principalmente na situação que ocorreu. O grande problema é que só se sabe o quanto é importante o investimento no policial quando há uma ocorrência deste tipo. Pior ainda é ter que engolir um governador que colocou os tanques nas ruas contra a Polícia Militar em 1998, visitar o soldado no Hospital para prestar solidariedade. Ora tenha Santa paciência!

Solidariedade Senhor Governador é remunerar bem estes profissionais que só são lembrados quando se precisa deles. É reconhecer os valores das corporações com benefícios que possam levar tranquilidade aos lares destes guerreiros. Solidariedade seria conceder um aumento digno, dar condições de trabalho, fazer escolas para os filhos dos Policiais, proporcionar acompanhamento psicológico permanente, assistência médica para estes e seus dependentes, dar moradia, enfim fazer com que aqueles que arriscam suas próprias vidas em defesa das vidas alheias sejam ao menos reconhecidos em vida.

Porque de nada adiantará ir no velório, tirar foto, condecorar e promover, quando logo depois a fria e calculista PBPrev vai negar à viúva uma pensão digna ou tentar reduzir ao máximo o custo com a família daquele que morreu em serviço, como hoje mesmo fizeram com a viúva de nosso companheiro policial civil Absalão de Medeiros Júnior, falecido num acidente automobilístico em uma viatura de pneus carecas.

Nós não esquecemos Senhor Governador. Nós temos memória e famílias e amigos e parentes e muitos outros "e" que só valem em época de eleição e como auto promoção. Falo aqui do Governador, mas estendo a muitos que passaram e talvez aos que hão de passar (tomara que esteja errado). Nossos filhos chorarão, nossas famílias terão saudade e enquanto isso Vossas Excelências continuarão do alto de suas posições sem lembrar dos muitos "soldados" mortos em combate e que deram a própria vida para defender a do cidadão.

Paro por aqui e confesso que lágrimas começam a brotar em meus olhos, ao lembrar de que o policial está em estado grave e assim como ele todo o sistema de segurança pública. Paro por aqui e remeterei a Deus nossas preces para que este companheiro de apenas 23 anos se recupere e que sua família seja poupada de tamanha dor. 

Paro por hoje, porque me dói questionar e mais ainda obter a resposta: Quanto vale a nossa vida para Vossas Excelências? Mas não ficaremos parados: lutaremos juntos para mudar esta situação, porque não dá mais para ficar como está.

Flávio Moreira, policial por amor e com muito orgulho!